Carreira freelancer: estratégias para captar clientes

Já começo este artigo dizendo algo importante: o universo de captação de clientes é muito amplo, com muitas estratégias que você pode utilizar, e as que eu vou trazer aqui são totalmente baseadas na minha experiência até este momento.

Digo isso para que você, freelancer ou aspirante a freela, saiba que, por mais que esse seja um desafio da grande maioria dos profissionais, sempre existem saídas para encontrar clientes que estejam precisando dos seus serviços. Basta que você treine o seu olhar cada vez mais para enxergar as oportunidades a sua volta.

E se me permite um conselho rápido, nunca se esqueça que os períodos de baixa demanda não duram para sempre. Nem os de alta. Portanto, busque sempre equilibrar suas finanças para que um mês compense o outro e você nunca esteja abaixo da sua meta financeira. Combinado?!

Outro ponto: as dicas abaixo são bastante voltadas para produtores de conteúdo como eu, mas é totalmente possível adaptá-las para qualquer área que você atue.

Vamos, então, ao que interessa?!

Comunique as pessoas a sua volta os serviços que você oferece

Essa é uma dica que eu dou e reforço com bastante frequência por um simples motivo: foi justamente o que me ajudou a conseguir meus primeiros clientes.

Quando eu contei para familiares e amigos que eu estava oferecendo um trabalho de produção de conteúdo digital (e expliquei o que isso significava, porque poucas pessoas entendem de primeira, rs), eles guardaram essa informação e me indicavam sempre que alguém comentava que estava precisando de alguém para cuidar das mídias sociais ou escrever textos para blogs, por exemplo.

As pessoas que você conhece vão ser as primeiras a ajudarem na sua divulgação. E ainda não inventaram uma publicidade mais eficiente que o boca a boca. Portanto, comunique-as e, se possível, deixe com elas um cartão virtual seu para que as indicações fiquem ainda mais assertivas e profissionais. 

Poste no LinkedIn que você está com a agenda aberta para novos clientes

Nunca, jamais subestime o poder que esta rede social possui de criar conexões profissionais entre seus membros. Algumas das minhas melhores oportunidades nasceram por lá. De verdade.

Por isso, além de deixar claro no seu perfil todos os serviços que você oferece, faça posts de tempos em tempos, no meio da sua produção de conteúdo, reforçando que você está aberto para atender novos clientes. Não se esqueça de disponibilizar seu e-mail ou qualquer outro meio pelo qual os interessados possam entrar em contato com você.

Faça parcerias com profissionais que realizam trabalhos complementares ao seu

Sabe aquele ex-colega de agência que é excelente em tráfego pago? Ou aquele amigo que é um ótimo designer? É muito comum que esses profissionais sejam procurados por pessoas que precisam desses serviços, mas que quase sempre também necessitam de ajuda com a produção de conteúdo.

Assim, faça um acordo para que eles tenham você como primeira opção de indicação, da mesma forma que você irá indicá-los para seus clientes. Essa parceria é muito rica não só para oferecer um trabalho mais completo, unindo potencialidades, mas para conseguir oportunidades que, de outra forma, não chegariam até você.

Lembre-se:

“Uma das melhores coisas na comunidade freelancer é que um fortalece o outro.”

Mapeie profissionais autônomos e empresas da sua cidade que possam estar precisando dos seus serviços

Essa forma de prospecção é bem mais ativa! Para segui-la, é importante fazer uma verdadeira pesquisa pelas mídias sociais ou pelo Google de qualquer pessoa ou empresa que tenha uma comunicação digital, mas que não pareça tão estruturada e eficiente quanto poderia ser. E aí que você entra!

Na hora de fazer o primeiro contato, mostre quais pontos de melhoria você identificou pela sua análise dos perfis do negócio, apresente-se e, se possível, envie um arquivo com as principais informações sobre você e seu trabalho.

Quanto mais profissional e personalizada for essa comunicação, mais assertiva ela será.

Produza conteúdo para as suas mídias sociais que mostre os seus conhecimentos e habilidades

Claro que essa dica não podia faltar, não é mesmo?!

Use suas mídias sociais, principalmente o LinkedIn, para mostrar para seus possíveis clientes que você entende dos assuntos que está falando e porque você deveria ser o profissional que eles vão considerar quando precisarem desses serviços.

Entregue um conteúdo de valor e não se esqueça dos famosos CTAs (call to action) para que os usuários possam fazer alguma ação a partir do que você compartilhou.

Em tempo: o podcast Universo Freela tem um episódio só sobre prospecção de clientes com várias outras dicas. Basta clicar aqui para ouvir.

Ana Luísa de Oliveira

Jornalista, escritora e produtora de conteúdo freelancer. Busca inspirar as pessoas a se conectarem com o que é importante para elas.

Deixe um comentário